quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O desejo do coração do Papa


“Estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração.” – Bento XVI.
Em diversas ocasiões, dirigindo-se às mais variadas classes de fiéis, o Papa Bento XVI tem insistido reiteradamente sobre a necessidade de que nos dediquemos ao estudo do Catecismo da Igreja Católica, promulgado pelo Bem-Aventurado João Paulo II em 1992, um compêndio seguro da fé, onde“sobressai a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante os seus dois mil anos de história. Desde a Sagrada Escritura aos Padres da Igreja, desde os Mestres de teologia aos Santos que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para dar certeza aos crentes na sua vida de fé” (Carta Apostólica Porta Fidei, n. 11).
Por enumerar alguns exemplos, copio abaixo algumas destas exortações do Santo Padre, com o firme desejo de que encontrem eco na vida dos fiéis que pretendem sentire cum Ecclesia, caminhando ao passo do Sucessor de Pedro, rocha firme da fé!
A verdade supõe um conhecimento claro da mensagem de Jesus, transmitida graças a uma compreensível linguagem inculturada, mas necessariamente fiel à proposta do Evangelho. Nos tempos atuais é urgente um conhecimento adequado da fé, como está bem sintetizada no Catecismo da Igreja Católica com o seu Compêndio.
Do Prefácio do Catecismo para Jovens, do Papa Bento XVI:
Por isso, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!
(…)
Para chegar a um conhecimento sistemático da fé, todos podem encontrar um subsídio precioso e indispensável no Catecismo da Igreja Católica. Este constitui um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II. Na Constituição Apostólica Fidei depositum – não sem razão assinada na passagem do trigésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – o Beato João Paulo II escrevia: «Este catecismo dará um contributo muito importante à obra de renovação de toda a vida eclesial (…). Declaro-o norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial» (João Paulo II, Const. ap. Fidei depositum (11 de Outubro de 1992): AAS 86 (1994), 115 e 117).
Do Motu Proprio Porta Fidei, do Papa Bento XVI:
É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no  Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica.
(…)
Assim, no Ano em questão, o Catecismo da Igreja Católica poderá ser um verdadeiro instrumento de apoio da fé, sobretudo para quantos têm a peito a formação dos cristãos, tão determinante no nosso contexto cultural. Com tal finalidade, convidei a Congregação para a Doutrina da Fé a redigir, de comum acordo com os competentes Organismos da Santa Sé, uma Nota, através da qual se ofereçam à Igreja e aos crentes algumas indicações para viver, nos moldes mais eficazes e apropriados, este Ano da Fé ao serviço do crer e do evangelizar.
Da Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé, da CDF, escrita a pedido do Papa Bento XVI:
Para todos os crentes, o Ano da Fé oferecerá uma ocasião favorável para aprofundar o conhecimento dos principais Documentos do Concílio Vaticano II e o estudo do Catecismo da Igreja Católica.
(…)
Será útil favorecer a republicação dos Documentos do Concílio Vaticano II, do Catecismo da Igreja Católica e do seu Compêndio, também em edições de bolso e econômicas, e a sua maior difusão possível com a ajuda dos meios eletrônicos e das tecnologias modernas.
(…)
Os sacerdotes poderão dedicar maior atenção ao estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, tirando daí fruto para a pastoral paroquial.
(…)
Os catequistas poderão haurir sobremaneira da riqueza doutrinal do Catecismo da Igreja Católica e guiar, sob a responsabilidade dos respectivos párocos, grupos de fiéis à leitura e ao aprofundamento deste precioso instrumento.
(…)
Deseja-se que nas paróquias haja um empenho renovado na difusão e na distribuição do Catecismo da Igreja Católica.



Caríssimos leitores, demonstrando nossa submissão filial ao Papa Bento XVI, Gloriosamente Reinante, e nossa sintonia com seu pastoreio seguro fizemos este blog justamente para, também expressarmos o desejo de nossos corações católicos...

Salve Maria Imaculada! Viva a Cristo na Hóstia Sagrada!

Fonte: http://www.padredemetrio.com.br/2012/01/o-desejo-do-coracao-do-papa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário